Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Neurociência: Como ela ajuda a entender a aprendizagem.

Boa noite pessoal, comprei essa semana a revista Nova Escola, que me chamou muito a atenção pela sua matéria de capa: Neurociência: Como ela ajuda a entender a aprendizagem.
Abaixo segue o vídeo institucional divulgado no Youtube pela revista Nova Escola:


Fica a dica pessoal, vale a pena comprar, pois a matéria é sucinta e bem esclarecedora e a revista também traz na seção Fala Mestre! , uma entrevista com Maria Cristina Mantovanini (Historiadora, doutora em Psicologia Escolar pela USP e integrante da Sociedade Brasileira de Psicanálise.) que trabalhou em escolas por 14 anos como professora em diversos segmentos - da educação infantil à pós-graduação - e também atuou como psicopedagoga.
Nesta entrevista, a "educadora questiona o excesso de diagnósticos de patologias sem critério, reforça a obrigatoriedade do estágio supervisionado em psicopedagogia e critica a imagem desgastada da profissão." por Beatriz Vichessi.
Nesta entrevista, Maria Cristina também fala sobre os grandes teóricos da área e convida à reflexão sobre o jeito normativo com que a aprendizagem tem sido encarada.

2 comentários:

  1. Bela dica, vou comprar a revista =)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a neurociência deveria estar nas salas de aulas há mais de 30 anos. Estudos neurocientíficos realizados durante 20 anos mostram que "a teoria do construtivismo" e, particularmente a sua ala radical, é um engano pedagógico completo. Segundo estes estudos, o construtivismo ensina o lado errado do cérebro e que o método fônico é muitíssimo mais eficiente. Esta é a resposta para justificar porque os estudantes brasileiros estão na rabeira do mundo em educação. Portugal descobriu isso e seu novo ministro, o matemático Nuno Crato - graças a Deus não é político - acabou com as teorias de Piaget que levaram Portugal para o mesmo buraco em educação: 52º no Pisa. O fim do construtivismo em Portugal será modelo para a educação brasileira. Quisera tivéssemos um Nuno Crato no Brasil e não uns Mercadantes Miojos e Haddads da vida.

    ResponderExcluir